quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bons profissionais se conquista com valorização

Por ALine Souza
@souzaline


Márcia Teixeira - RH Tv Record

A maior missão do profissional de RH: o reter TALENTOS. Esta afirmação é de Márcia Teixeira, gerente de Recursos Humanos da Tv Record. Seu tema, Retenção e Seleção de Talentos na Record Rio: a Caminho da Liderança, será apresentado no 3º RH OESTE e se resume a explicar como o profissional pode atingir essa missão. De acordo com ela, “a equipe de colaboradores de uma empresa precisa sentir-se parte essencial no processo, sentir-se valorizado e reconhecido como tal”, diz. Para atingir esse nível de engajamento, caso não existam recursos monetários, é preciso utilizar de boa vontade de criatividade.  “Que tal primar por um caloroso "bom dia", "bom trabalho", "boa noite"; são pequenos gestos que fazem o grande diferencial”, aconselha Márcia.


Para a liderança do século XXI é preciso duas características: empatia e solidariedade. “Tenho acompanhado que os líderes que despontam atualmente estão cada vez mais proativos, buscando superar as expectativas de mercado e pessoais. Muito antenados e adeptos das novas tecnologias, que os deixam plugados em tempo integral. As respostas cada vez mais rápidas, pontuais e assertivas”, disse a especialista. Com tantas habilidades, o sucesso de um bom líder está mesmo na sua capacidade de se transformar um GESTOR de PESSOAS.  Esta atribuição, não mais é de responsabilidade do RH, mas sim do gestor, que precisa dedicar-se a ouvir a equipe, a tratar a todos com isonomia e muita empatia.  “É preciso destacar também a preocupação que todos devemos ter com as questões relacionadas à Qualidade de Vida”, afirma.
De acordo com Márcia Teixeira, a falta de tempo, o acúmulo de tarefas, a pressão para o cumprimento dos prazos, somados às exigências da Direção pode tornar os Gestores insensíveis às necessidades humanas, o que dificulta a percepção, e a sensibilidade.  “Como não ser sensível se lidamos com pessoas? Como tirar o melhor delas, se não as motivamos? Se não entendemos e apoiamos?”, questiona.
O melhor mesmo é sempre se colocar no lugar do outro e praticar a cordialidade. A valorização está relacionada á confiança e à cumplicidade formada entre o colaborador e a gestão da empresa, aos investimentos em capacitação e ao reconhecimento financeiro adequado. Tudo isso se resumem em políticas de retenção e não em artifícios falsos. A retenção de talentos é, antes de mais nada, uma necessidade que demanda mudanças de políticas de gestão, não somente em relação a salários e benefícios, mas inclusive, de implantação ou evolução de planos de carreiras, capacidade de desenvolvimento e treinamento profissional.
Márcia Teixeira é pós-graduada em Gestão de Pessoas pela UNESA em 2010 e possui formação em Marketing pela mesma faculdade em 2006, é profissional atuante na área de Recursos Humanos da Televisão Record do Rio de Janeiro.. A palestra da especialista no 3º RH OESTE acontece dia 18/11 às 9h.

Programação e Informações: http://www.rhoeste.com.br/  
Data: 17 e 18 de novembro
Horário: 9h às 17h //Local: SENAC Rio - Rua Barcelos Domingos, 58 – Campo Grande.

CONTATO: Aline Souza | Assessoria de Comunicação
Zeta Probus – Comunicação e Marketing
Informações em Sala de Imprensa
Telefone: (21) 3553-2453

Nenhum comentário: