@souzaline
Mônica Alvarenga |
Apontado como um dos maiores problemas da atualidade, a comunicação interna nas organizações sofre constantes críticas quanto à sua eficácia, ainda que seja inegável a sua importância. Especialistas afirmam que a Comunicação Interna é a grande ferramenta para se alcançar as metas de uma empresa, como é o caso de Mônica Alvarenga, diretora da agência Múltipla Comunicação. Para ela, “Dizemos que hoje, comunicação permeia todas as relações, dentro e fora da empresa, e é ela quem vai determinar a qualidade do ambiente em que trabalhamos, possibilitando que as pessoas realizem ou não seu potencial humano, onde o profissional está inserido”.
Mônica Alvarenga é convidada do 3º RH OESTE, que acontece entre os dias 17 e 18 de novembro, para falar sobre o tema Comunicação Interna: Gerando Resultados Estratégicos para as Organizações. Um dos pontos que será abordado é a utilização de ferramentas tecnológicas nas organizações do século XXI, que muitas vezes são vistas como “as ferramentas tecnológicas estão inseridas irremediavelmente no contexto social. Dentro das organizações, não devem ser vistas empecilhos às relações humanas. De acordo com a palestrante, é um erro ver as ferramentas “como vilãs”, pois elas funcionam como “suporte à aquisição e ao compartilhamento de conhecimento”, afirma.
De acordo com a especialista, “não é por acaso que a comunicação interna assumiu papel relevante e estratégico nas organizações: em face da complexidade do cenário atual, todos precisam, mais do que nunca, estarem atentos aos processos de comunicação para não comprometerem os resultados da empresa”, explica Mônica. Nesse sentido, as áreas de Recursos Humanos e os profissionais de Coaching precisam estar atentos às questões de Comunicação Interna, pois são eles que ajudam na melhoria do desempenho profissional de cada indivíduo dentro da organização.
Cabe ao gestor de pessoas criar um ambiente favorável à realização do potencial de todos. Quanto a isso, Mônica Alvarenga é categórica ao dizer que “só há criatividade quando há abertura para a exposição de idéias que a boa comunicação permite e propicia. Como comunicação e relacionamento andam lado a lado na sociedade atual, percebemos como uma atribuição do RH a abertura e a manutenção desse canal onde novas idéias podem transitar livremente, num fluxo ininterrupto de grandes benefícios para a empresa”.
Os maiores ruídos de uma comunicação interna estão no face a face. É fato que está crescendo a demanda por despertar as habilidades de comunicação em todos os níveis de liderança para assegurar, entre outros benefícios, a conquista dos resultados esperados no negócio. De acordo com Mônica a valorização dos bens intangíveis para as empresas é de suma importância principalmente para aquelas que ainda não adquiriram a postura da inovação. “Entre os bens intangíveis, está o maior patrimônio de uma empresa que é sua reputação. É ela que dá o lastro de crescimento de uma organização, tornando-a sólida e valorizando-a junto a seus diferentes públicos de interesse”, explica.
Mônica Alvarenga é graduada em Jornalismo pela UFRJ, bacharel em Letras (FEUC), com especialização em Marketing pela FGV. A palestra da especialista no 3º RH OESTE acontece dia 18/11 às 16h.
Data: 17 e 18 de novembro
Horário: 9h às 17h //Local: SENAC Rio - Rua Barcelos Domingos, 58 – Campo Grande.
CONTATO:
Aline Souza | Assessoria de Comunicação
Zeta Probus – Comunicação e Marketing
Informações em Sala de Imprensa
Telefone: (21) 3553-2453
Nenhum comentário:
Postar um comentário