quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sinergia e Inovação nas Empresas: Por que as pessoas não se falam?

Por ALine Souza
@souzaline

A integração da Zona Oeste do Rio de janeiro para as áreas de logística, gestão do conhecimento e sinergia comunicacional está crescendo devido ao fato de a região concentrar o maior pólo industrial do estado. Nesse sentido, o 3º RH OESTE convida Heitor Chagas de Oliveira, eleito em 2005,  membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração  e membro do Conselho Curador da FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, para a palestra Jogo da Malha: Ações que Geram Resultados Através da Sinergia para Inovação.
Heitor Chagas
Heitor acredita que hoje se fala muito em inovação como se ela nunca tivesse existido. Entretanto, não se trata de um modismo ou invenção da mídia especializada. Para ele, “a competitividade exige que a inovação seja como um desafio indiscutível, sem ela as organizações correm o risco de começar investir dinheiro e tempo em programas internos sem antes certificar se realmente existe uma cultura de sinergia ou se ela está ausente, o que trava todo o processo”, explica.
A conectividade dentro das organizações do século XXI parece só estar presente nas máquinas e nos equipamentos eletrônicos.  A realidade parece ser mesmo assustadora em uma era onde a pretensão global é a da valorização do ser humano e não somente dos resultados. Na opinião de Heitor Chagas, falta abrir caminhos entre pessoas e grupos, especialmente entre setores e departamentos. “As pessoas não se falam, não sabem o que as outras fazem. Falta a conectividade humana, a conectividade funcional”, afirma.
Autor do livro "O Jogo da Malha: Recursos Humanos e Conectividade", Heitor aponta como principal problema o fato de que dentro da empresa a maioria das pessoas não tem a menor idéia sobre onde elas ajudam e onde podem atrapalhar as outras. “O mesmo se dá entre as áreas que ‘habitam’ os quadradinhos dos organogramas” diz.
Sobre a recente valorização dos bens intangíveis como credibilidade, confiança, força da marca, companheirismo, respeito, o consultor afirma que são bens ligados diretamente à importância das interfaces, das interdependências. De acordo com o palestrante, “estes fatores são o espaço de fluência da colaboração, da sinergia. Onde há problemas, pouco se realiza em prol desses valores intangíveis, que às vezes é altamente materializado em decisões que não produzem resultados desejados simplesmente porque as pessoas não se falam”.
A reputação e o respeito a uma empresa precisa sair de dentro dela. A marca precisa transmitir toda a identidade de uma empresa, já a sua prestação de serviços precisa estar em coerência com a mesma identidade e com os mesmos valores de inovação. 

Heitor Chagas possui vasta experiência em diversas organizações, ao longo de 48 anos, atuou no setor público e em empresas privadas, o que permitiu presenciar e vivenciar diversas culturas organizacionais. A palestra de Heitor acontece no dia 18 de novembro às 10h no Senac RIO – Unidade Campo Grande.
3º RH Oeste // Programação e Informações: www.rhoeste.com.br
Data: 17 e 18 de novembro
Horário: 9h às 17h //Local: Rua Barcelos Domingos, 58 – Campo Grande.

Aline Souza | Assessoria de Comunicação
Zeta Probus – Comunicação e Marketing
Telefone: (21) 3553-2453



Heitor Chagas conversa com Antoniel Bastos no

Nenhum comentário: