Por ALine Souza
@souzaline
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Ronaldo Leal |
O mundo está mudando. Esta afirmação é feita a cada década, quando ocorrem novos avanços em termos tecnológicos e comportamentais na sociedade. Ao longo de 30 anos, a concepção cultural das empresas para com seus funcionários e o futuro global se mostrou diferente daquela que nossos pais estavam acostumados. As práticas dos Recursos Humanos tiveram que se adaptar a esta nova realidade, especialmente em um ambiente de crescimento econômico constante, onde existem muitas oportunidades para aqueles mais bem preparados e onde o conhecimento se tornou moeda valiosa. Este é o tema principal de Ronaldo Pereira Leal, gerente de RH dos Supermercados Prezunic, que participa do painel O Novo Papel dos Recursos Humanos na Gestão do Conhecimento, no 3º RH OESTE dia 17/11.
No seguimento do comércio varejista esta questão do ‘conhecimento’ ainda é vista com menos valor. De acordo com Ronaldo, “a Gestão do Conhecimento representa a produção e a transferência de boas práticas para manutenção estratégica do negócio, principalmente por causa da alta rotatividade de pessoal”, explica. Em outras palavras, a Gestão do Conhecimento é fundamental no levantamento e na transferência de capital intelectual. Entretanto esses anseios são atingidos com uma eficaz comunicação interna nas organizações, pois “esta é uma ferramenta importante para operacionalizar e apontar firmemente a direção dos valores da empresa junto aos funcionários”.
Diversos são os problemas existentes: chefias centralizadoras, organizações sem visão do negócio, etc. Conforme relata Ronaldo, o RH deve trabalhar na direção da potencialização das informações, tendo uma visão abrangente do negócio e dos impactos internos na produção e junto aos próprios funcionários. Sobre a inserção da cultura da inovação dentro das empresas, Ronaldo afirma que “ela precisa ser uma decisão estratégica da organização, a partir disso, o RH pode e deve ter a responsabilidade de difundir valores que sustentem essa estratégia”.
Uma das mudanças necessárias ao novo RH é a recente importância atribuída aos bens intangíveis de uma empresa. “No Prezunic decidimos ganhar dinheiro com prestação de serviços, isso significa genuinamente olhar para pessoas como alma do negócio, estamos falando de atendimento, então, todas as decisões na unidade de resultados devem apontar primeiramente para o cliente”, afirma Ronaldo Leal. Esta preocupação, segundo ele, está presente desde uma troca de produto sem nota fiscal, até mesmo a troca de um produto que não é vendido nas lojas, mas mesmo assim é trocado. Essas são algumas práticas desenvolvidas pela gestão de Ronaldo Leal que serão debatidas no primeiro painel do dia 17/11 no 3º RH OESTE. Participam também Fátima Maciel, gerente de RH da Fabrimar e Eduardo Bastos, gerente de RH das Drogarias Pacheco, com mediação de Carlos Marcelo, diretor do portal RH Social.
Para mais informações, consulte o site oficial do evento: www.rhoeste.com.br
Data: 17 e 18 de novembro
Horário: 9h às 17h //Local: Rua Barcelos Domingos, 58 – Campo Grande.
CONTATO:
Aline Souza | Assessoria de Comunicação
Zeta Probus – Comunicação e Marketing
Telefone: (21) 3553-2453
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